Azeite: o protetor!

17 set

Oi pessoal,

Dica valioza: use azeite para regulariar a sua pressão arterial e para  prevenir de doenças cardíacas!

O azeite contêm gorduras mono e poliinsaturaas, que conferem varios beneficios a saúde, vejam:

  • Estudos mostram que o consumo de azeite de oliva extra-virgem (25-50ml/dia) melhora o perfil lipídico (diminui colesterol total/ LDL e aumenta HDL), inibe a oxidação de LDL, diminui a expressão de moléculas de adesão, inibe a agregação plaquetária e estimula a produção de óxido nítrico, que é um importante agente regulador da pressão arterial. Esses efeitos, em conjunto, contribuem para um sangue mais fluido e previnem a formação de trombos e placas ateroscleróticas, conseqüentemente protegendo contra as doenças cardiovasculares;
  • Também é comprovada a ação anticancerígena, especialmente contra o câncer colorretal. O azeite interfere nos níveis hormonais, na composição celular, em diferentes estágios do câncer, além de agir na expressão gênica, modulando a proliferação, ciclo e apoptose celular.
  • Outras ações encontradas na literatura científica, embora em menor escala, incluem antimicrobiana em doenças como diabetes, doenças reumáticas, câncer de mama, protetor cognitivo e contra a doença de Alzheimer.

O azeite contêm ainda componentes bioativos representados, principalmente, pelos polifenóis (hidroxitirosol, tirosol, oleocantal). Essses possuem ação contra dois dos desequilíbrios mais evidentes nas doenças crônicas: estresse oxidativo e inflamação.

Alerta: O mito de que a gordura é causadora de doenças cardiovasculares pode ser desvendado, uma vez consultadas as recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia.  Ela preconiza que até 30% das calorias totais da dieta seja de gordura. No entanto, especifica que a gordura saturada seja menor que 7%, a poliinsaturada de até 10%, e até 20% de gordura monoinsaturada, encontrada especialmente no azeite. Esse é um dos fatores que contribuem para que a população mediterrânea tenha baixas taxas de doenças crônicas quando comparadas a de outros países, indicando que a qualidade da gordura deve ser levada em consideração e não apenas a quantidade.

Para adquirir um bom azeite, procure pelo extra-virgem, de marca idônea, em garrafas escuras, com data de fabricação recente, prensado a frio e de acidez menor que 0,8%. Deve-se guardar em local fresco e ao abrigo da luz.

OBS: Para que o azeite seja um aliado à saúde é necessário que esteja inserido em um contexto de estilo de vida saudável que extrapola o campo da alimentação e nutrição, respeitando a individualidade bioquímica.

Fica a dica!

Lili

Anúncios

4 Respostas to “Azeite: o protetor!”

  1. Elis 17 de setembro de 2011 às 1:12 AM #

    Otima materia!! bjs,

    http://www.brasileiroantenado.blogspot.com/

  2. Ricardo Righi 19 de setembro de 2011 às 10:14 PM #

    Lili, adorei o post. Pergunto, posso uasar azeite no lugar do óleo de Camila ou girassol para cozinhar?
    Grande abraco

    • meubemestar 20 de setembro de 2011 às 10:30 AM #

      Oi Ricardo,
      Cozinhar em fogo alto não muda as propriedades básicas do azeite de oliva, desde que não ultrapasse o ponto de fumaça deste óleo. . O ponto de fumaça – temperatura em que o óleo começa a queimar e as gorduras se decompõem formando compostos tóxicos – no caso do azeite extra-virgem é de 210 graus. Ou seja, é possível aquecer até esse ponto sem que ele se danifique. Mas com tanto calor anula-se a principal característica do extra-virgem que é o processo de extração a frio, e faz com que ele perca sabor.
      Ficou esclarecido?
      Abraço,
      Lili

Trackbacks/Pingbacks

  1. Mais promoção no COQUELUX1 « meubemestar - 8 de novembro de 2011

    […] apreciável intensidade e com aroma e sabor frutado. Além de ser super saudáveis (como relatei neste post), o azeite dá um toque bem saboroso na comida, não […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: