Gordura trans: passe longe.

17 ago

Oi Gente,

Hoje vou falar um pouquinho sobre a gordura trans. Vamos lá….

  • O que é:

As gorduras trans são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial. Estão presentes principalmente nos alimentos industrializados, pois esse tipo de gordura  é responsável por dar mais consistência aos produtos, melhorando sua textura e deixando-os conservados por mais tempo.

  • A recomendação de ingestão diaria é de: 2g de gordura trans por dia.

Vejam os alimentos campeões em quantidade de gordura trans:

FOTOS: SHUTTERSTOCK


  • Reflexos do consumo dessas gorduras na saúde:

– Aumento da gordura visceral e obesidade;

– Diminuição do colesterol bom (HDL) e aumento o ruim (LDL), aumentando o risco de doenças cardiovasculares;

– Acúmulo de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos: é a chamada de aterosclerose, uma espécie de fator-chave para a ocorrência de um ataque cardíaco ou de um acidente vascular cerebral (AVC).

– Maior risco de desenvolver câncer: pesquisa feita pela University of North Carolina at Chapel Hill, nos EUA, com quase 700 voluntárias detectou que mulheres com altos níveis de gorduras trans no sangue tinham 40% mais chances de desenvolver  câncer de mama.

Dica: Prefira os alimentos naturais aos industrializados e, quando consumi-los, leia atentamente as informações do rótulo. E o mais importante: controle-se para não ultrapassar a recomendação diária, de 2 g.

E aí, entenderam tudo? Caso tenham dúvidas entrem em contato comigo!

Abraço a todos!

Lili

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22 Respostas to “Gordura trans: passe longe.”

  1. Daniele Cipriani 17 de agosto de 2011 às 1:11 PM #

    adorei a dica Lili…
    e são alimentos deliciosos esses com gordura neh kkkkkkkk
    beijos
    http://gostodenovidades.blogspot.com

    • meubemestar 18 de agosto de 2011 às 12:57 AM #

      Ei Daniele,
      são gostosos sim, mas pode-se fazer pequenas trocas (sem alterar tanto os sabor) para que esses alimentos fiquem mais saudáveis.
      Exemplo: ao invés de fazer pipoca de microondas, fazer pipoca de panela com margarina light (ou creme vegetal)e temperar com ervas e um pouquinho de sal!
      O que acha?
      bjo!

  2. Carol Veronese 17 de agosto de 2011 às 1:19 PM #

    Adoro seu blog pq dá dicas que não vejo em nenhum outro! Ótimo post, vou recomendar!

    Beijos,
    Carol
    http://www.retratoseretalhos.com.br

  3. Luciana P. Mazur (@Luciana_Mazur) 17 de agosto de 2011 às 1:19 PM #

    Oi !!

    Nossa como eu ando comendo porcaria!!! rs!
    Preciso melhorara isso! Otimas dicas!

    Beijos

    http://amigaseafins.blogspot.com
    @amigaseafins

  4. Nathalia 17 de agosto de 2011 às 3:06 PM #

    Excelente dica!!!

    http://dedodemocas.blogspot.com

  5. Bea 17 de agosto de 2011 às 3:47 PM #

    AAAAi sou cheia de dúvidas sobre esse assunto…
    A gordura vegetal hidrogenada é tão prejudicial qnt a trans?
    Quando no rótulo diz só: gordura vegetal, é a mesma coisa que a hidrogenada?
    Essa história de que o corpo não consegue processar esses tipos de gordura é verdade? Se sim, ela fica armazenada pra sempre no nosso corpo? Ou só demora mais pra eliminar?
    Desculpa o bombardeio Lili, mas é que eu e meu marido nos preocupamos demaaaaaais com essas malditas! Sempre leio rótulo por rótulo no mercado, virou meio que uma neurose! hehehehe
    Bjos

    • meubemestar 18 de agosto de 2011 às 1:18 AM #

      Oi Beatriz,
      Tudo bem?
      A hidrogenação das gorduras resultam na produção de um tipo gorduras trans.
      A gordura vegetal não é gordura tans, mas se sofrer hidrogenação poderá gerar a trans.
      Nosso corpo metaboliza essa gordura no fígado, porém ela causa algumas alterações na produção e degradação de substâncias em nosso corpo (exemplo: ela ajuda a diminuir o HDL- bom colesterol).
      Mas fique tranquila: ler atentamente os rótulos já é um ótimo passo para evitar esse tipo de gordura!
      Bjos,
      Lili

  6. karen 17 de agosto de 2011 às 4:17 PM #

    oiii
    ai senhorrr q medo…
    muuuuito bom post!!
    beijosss.
    http://www.blogdakaren.com

  7. Guga Fernandes 17 de agosto de 2011 às 4:27 PM #

    Ótima dica, é sempre bom está antenada na alimentação, afinal trata-se da nossa saúde.
    Beijos
    Guga Fernandes
    http://www.meuestilogugafernandes.com.br

    • meubemestar 18 de agosto de 2011 às 1:02 AM #

      Concordo, Guga.
      Temos que privilegiar a saúde!
      bjo!

  8. Tati Canto 17 de agosto de 2011 às 5:44 PM #

    As vezes os industrializados tem um apelo pela praticidade, mas tento passar longe deles…rs
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com
    @loveshoesblog

    • meubemestar 18 de agosto de 2011 às 1:03 AM #

      Ei Tati!
      A praticidade é um fator de grande importância nos dias de hoje, mas fiz alguns posts sobre lanchinhos práticos e saudáveis também, lembra?
      bjo!

      • meubemestar 18 de agosto de 2011 às 1:05 AM #

        Qualquer dúvida, Tati, me pergunte! 🙂

  9. Vanesa Vasconcelos 17 de agosto de 2011 às 7:03 PM #

    Ainn procuro passar bem longe destas gordurinhas!! Além de todo mal a saúde o corpitcho não perdoa jamais… hehehe

    Beijokas
    Vanessa

    http://www.decoresaltoalto.com/

  10. Glorinha Rinaldi 18 de agosto de 2011 às 12:41 AM #

    Adorei o blog,maravilhoso super bem feito com matérias informativas.
    Glorinha e Rogerio Rinaldi,criadores do brinco like
    Super beijos da Glorinha.
    http://sbrincos.blogspot.com

    • meubemestar 18 de agosto de 2011 às 1:05 AM #

      Oi glorinha!
      Obrigada!!!
      Seja sempre bem vinda!
      bjos!!!

  11. Danielle 19 de agosto de 2011 às 3:27 AM #

    Oi, Lili!

    Que dica você daria pra uma chocolatra compulsiva louca pra ser mais racional em relação ao doce?

    Adoro seu blog:)

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