Para emagrecer: coma!

4 ago

Ei pessoal!

Recebo muitos pacientes em meu consultório que só realizam 2 refeições por dia (almoço e jantar, normalmente). Estes sempre me falam que fazem isso para tentar emagrecer. Mas eu afirmo: esse hábito dificulta ainda mais a perda de peso!

Entenda melhor:

  • Explicação 1: Quem faz jejuns prolongados tem seu gasto energético reduzido. Isso pois, a cada vez que comemos, gastamos calorias para digerir, absorver e metabolizar os nutrientes consumidos (esse processo é chamado de Termogênese Induzida pelo Alimento). Então, na prática, gastamos mais energia se ingerirmos 1.500 calorias divididas em 5 refeições do que em uma ou duas.
  • Explicação 2: Se você pular refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar as calorias que “ficaram faltando” comendo mais nas refeições seguintes. A explicação fisiológica é: há uma queda na taxa de glicose no sangue (hipoglicemia), que traz uma vontade louca de mastigar. Tem mais: a carência de alimentos aumenta a produção de grelina, hormônio da fome.  O que ocasiona à compulsão alimentar e, mais grave, abrem as portas das células de gordura para que essas calorias sejam armazenadas mais rapidamente.
Então: para emagrecer e ter saúde: é preciso fracionar as refeições ao longo do dia!
E aí? Entenderam tudo?
Caso tenham dúvidas me perguntem!
Bjos!
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18 Respostas to “Para emagrecer: coma!”

  1. Vanesa Vasconcelos 4 de agosto de 2011 às 3:26 AM #

    Nossa sou super ligada nestas dicas de nutrição..
    Já faz algum tempo que aprendi a comer menos mas em mais refeições.. e é ótimo.. se dou um intervalo muito grande entre uma refeição e outra não tem jeito.. exagero meesmo e não é legal….

    Obrigada pela visita lá no meu bloguinho.. adorei conhecer o seu!!

    Super beijo
    Vanessa

    http://www.decoresaltoalto.com/

  2. Tati Canto 4 de agosto de 2011 às 2:12 PM #

    Minha mãe é nutricionista e já falou sobre isso, mas acho tão difícil comer “toda hora”…hehe
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com
    @loveshoesblog

    • Elizabeth 4 de agosto de 2011 às 3:00 PM #

      Ei tati,
      tenho uma estrategia que sempre funciona:
      coloque despertador no seu celular para realizar um lanchinho entre o almoço e o jantar e outro despertador para um lanchinho entre o café da manhã e o almoço. Assim voê já realizará 5 refeições por dia. E logo irá virar rotina (sendo depois, desnecessário o uso do despertador!).
      Bjo!!!

  3. Amanda Maia 4 de agosto de 2011 às 3:28 PM #

    Muito bom o seu blog…
    Adorei a dica!!!

    Bjos

  4. Beatriz 4 de agosto de 2011 às 4:23 PM #

    Oi Lili, sei que não tem muito haver com o assunto deste post, mas essa semana me indicaram na academia tomar levedo de cerveja, diz que é milagroso pra pele, cabelos, unha, além de muitos outros benefícios.
    Que tal um post sobre isso? Iria adorar!
    bjos,
    Bea.

  5. Bea 4 de agosto de 2011 às 4:25 PM #

    Oi Lili, sei que não tem muito haver com o assunto deste post mas essa semana me indicaram na academia tomar levedo de cerveja, diz que é milagroso pra pele, cabelos, unha, além de muitos outros benefícios.
    Que tal um post sobre isso?
    bjos,
    Bea

    • meubemestar 4 de agosto de 2011 às 4:31 PM #

      Oi Beatriz!
      Ótima sugestão! Irei preparar um post sobre o levedo de cerveja!
      No máximo até semana que vem eu coloco no ar!
      BJOS!!!

  6. tonyapereira 4 de agosto de 2011 às 4:39 PM #

    Oiii, ai super gostei dessa ideia que vc deu para Tati do despertador… curtiii.. super… ameiii.. bejinhos
    http://www.blogdatonya.com
    http://www.tonyapereira.com

    • meubemestar 4 de agosto de 2011 às 4:44 PM #

      Oi Tonya!
      Testa dessa maneira, tenho certeza que irá dar certo!
      🙂
      bjo!

  7. karen 4 de agosto de 2011 às 4:57 PM #

    Nossa…
    EXCELENTE post….muiiito bom mesmo…
    beijoss..
    http://www.blogdakaren.com

  8. Registrando Momentos 4 de agosto de 2011 às 8:57 PM #

    Que bacana sua dica e que ótimo um blog com instruções sobre nutrição,gostei por demais!
    bjuxx

  9. Luiza 10 de agosto de 2011 às 3:27 PM #

    Adoro suas dicas!!!!

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  1. Dicas de lanchinho « meubemestar - 11 de agosto de 2011

    […] eu relatei no post https://meubemestar.wordpress.com/2011/08/04/para-emagrecer-coma/, é super importante comer nos intervalos das principais refeições. Logo,  para não comermos […]

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