Serotonina: o bem estar que vem da alimentação

12 jul

Sempre me busca do bem estar, este é meu “lema”atual!

E para isso vou falar um pouco sa serotonina, já ouviram falar?

A serotonina é um hormônio que tem como funções principais atuar na regulação do apetite, da ansiedade, da atividade motora, do ritmo biológico, da aprendizagem e da memória. É justamente nas alterações deste hormônio que aparecem depressão e tensão pré-menstrual (TPM).

Para sintetizarmos esse hormônio, precisamos de vários nutrientes. A serotonina é diretamente sintetizada a partir do aminoácido triptofano, encontrado principalmente em banana, feijão-preto e oleaginosas. Para que essa reação seja eficiente, são necessários os seguintes nutrientes:

•Ácido fólico: encontrado em vegetais folhosos verde-escuros, gema de ovo;
•Vitamina B12: encontrada em produtos de origem animal;
•Vitamina B6: disponível em cereais integrais, oleaginosas, aveia;
•Magnésio: presente em vegetais folhosos verde-escuros, oleaginosas, cereais integrais;

Além desses nutrientes, também precisamos de carboidratos de boa qualidade e integrais. Portanto, dietas pobres em carboidratos podem ser prejudiciais para a regulação da produção de serotonina e melatonina, alterando o sono e o apetite (ou seja o bem estar).

Vale lembrar que há fatores endógenos e ambientais que podem interferir na produção e liberação desse hormônio, como estresse e a presença de toxinas no organismo. Assim, dormir adequadamente, ter uma alimentação equilibrada rica em nutrientes e evitar a sobrecarga vinda do ambiente é a melhor forma de controlar a ingestão de alimentos, de manter o peso adequado, de prevenir doenças e de garantir a qualidade de vida.

Entenderam tudo? Caso tenham dúvidas entrem em contato comigo!

Forte abraço a todos!

Lili

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2 Respostas to “Serotonina: o bem estar que vem da alimentação”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Semente de CHIA. « meubemestar - 24 de outubro de 2011

    […] Possui grandes quantidades de magnésio, nutriente essencial para a contração muscular e para a produção normal de serotonina. […]

  2. Feijão: vale (muito) mais do que aparenta! « meubemestar - 26 de outubro de 2011

    […] Triptofano: aminoácido essencial apara a produção de serotonina (substância que ajuda a diminuir a ansiedade e compulsão […]

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